"Eu prefiro ser a louca do jardim enquanto o mundo ri e faz suas coisas do que ser quem se tranca nessas salas infinitas suas pra nunca entender ou fazer que não sente ou não poder sentir ou ser sem tempo de sentir ou ser esquecido e finalmente não ser." (Tati Bernardi, nossa amiga)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A entrevista de emprego

Todo final de semana era a mesma coisa: comprar jornal, selecionar as possíveis vagas, encaminhar o currículo e esperar... esperar... esperar... Por meses foi assim. A lista de vagas diminuía numa proporção inversa às minhas necessidades. Enfim, no meio dessa lenga lenga, um belo dia meu fone toca. Sim... era a tal vaga de emprego. A pessoa responsável me ligou, marcou uma entrevista e no outro dia lá estava eu, feliz e ansiosa. Como sempre. Nem o chazinho da mamãe deu jeito.
Bom... fui lá, respondi as perguntas e me senti confiante, apesar do nervosismo que insiste em me acompanhar nesses momentos cruciais. Sim, ela parecia ter gostado de mim, mas isso não era tudo. Ainda precisava passar por mais uma “prova de fogo”. Precisei colocar em prática meus conhecimentos na área justamente com a pessoa a qual eu substituiria. Nada fácil: ser avaliada pela sua “possível futura chefe” e por um profissional da mesma área. Ixiii...complicou tudo.
Ok! Topei! Não sou mulher de desistir fácil das coisas e lá fui eu, apresentando meus hábeis conhecimentos. Para minha surpresa, meu “avaliador” era, como posso dizer...bem interessante. Por um momento pensei: "Ahhh, que pena que ele está saindo da empresa". Mas, rapidamente voltei ao meu estado normal e compreendi que eu só ficaria com a vaga se ele saísse...óbvio, rs.
Após essa avaliação, recebi a feliz notícia de que havia sido escolhida. Ahhh, os olhinhos brilharam. Já comecei a pensar em todas as viagens que queria, nas futuras compras que faria (pensamento fútil, tudo bem, mas inevitável)...rs.
Fui pra casa, mega feliz, acreditando que havia saído das estatísticas de desempregados. Bom,   vocês devem estar pensando: “O que de interessante tem nessa história? O final feliz já está a caminho." Pois é, não foi bem assim. E a continuação desse caso é a parte interessante, rs.
Para minha surpresa, no dia marcado para iniciar o trabalho, “a minha chefe” chega e me diz que eles abriram  mais oportunidades para outros candidatos, sendo que eu ainda estava concorrendo a vaga, mas que ela ainda não estava preenchida e ainda naquela semana eles me dariam a resposta.
Uhum, isso mesmo. Vocês conseguem imaginar minha cara depois de ouvir isso? Vontade súbita de sumir, de bater na mulher, de xingar todo mundo. Mas como uma das minhas principais qualidades é a educação, eu engoli aquela frase e fiz cara de paisagem. Nessa hora, o rapaz que até então eu substituiria, se aproximou de mim e me disse que ficou indignado com a situação, que faria o possível para eu ficar com a vaga. Gostei daquela aproximação, mas como ele estava indo embora, e era para  um lugar beeeem longe, eu nem dei muita trela.
Ok! Sem muita opção, voltei para casa. AR-RA-SA-DA. Só me restava esperar a ligação. Para a minha grande surpresa, ao entrar no msn, adivinha quem me adicionou??? Quem queria ser o meu novo amigo de orkut e facebook?...hahaha. Sim, o tal rapaz da vaga de emprego. Como ele descobriu meu e-mail, posso até imaginar, mas eu não tinha dado essas informações a ele. Bom, começamos a conversar, ele me contou que achou a maior sacanagem o que a empresa havia feito,  que havia torcido para eu ficar na vaga, blá, blá, blá.
Papo vai, papo vem, o tal carinha me convidou, meio que sem jeito, para sairmos... Já que a viagem dele estava marcada para os próximos dias, ele queria me conhecer melhor, ainda que isso não fosse dar em nada. Não preciso dizer que ainda estava arrasada com os recentes acontecimentos, mas parei e pensei: "Que que eu tenho a perder? O cara vai sumir, tudo bem. Vai morar lá na PQP. Mas pelo menos eu já tinha essa informação antes, diferente dos caras que somem sem te dar explicação".
Para a minha surpresa (digo minha porque aquela situação era inédita), eu havia topado sair com um cara que mal conhecia, mas que me despertava interesse. Então, saímos...
Após um encontro agradável, onde me dei a oportunidade de conhecer uma pessoa nova, sem levar as coisas tão a sério, como sempre fiz, voltei para casa.
É, mas eu não tinha esquecido. Eu mal saí e já voltei para as estatísticas dos desempregados de novo. Pois é. Tudo bem. A vida é assim mesmo. Como já dizia o “poeta”: num dia a gente perde, no outro a gente apanha. Fiquei sem emprego mas garanti algumas horas bem divertidas...rs

2 comentários:

  1. "Encontro agradável" é? Sei...rsrs
    Mas é isso aí Amelie, perdeu o emprego, mas não perdeu a oportunidade!
    ;)
    (Alice)

    ResponderExcluir
  2. Desempregada mas com a pele boa!! hehehehehehe

    ResponderExcluir

Vamos lá! Compartilhe também!!!!